Pages

domingo, 5 de junho de 2011

Disque "D" para Design!

Eis o post de estréia.

Nesse blog (que eu chamo de Q - um nome bastante minimalista) eu vou tentar explicar o possível sobre essa minha idéia que tem um "quê" de diferente.


Infame?


Trata-se de uma página de metalinguagem onde vou falar sobre os detalhes dessa atividade de criação e manutenção de blog de projeto. Para quê? Bom, me parece uma boa idéia.

Vou começar desde já. Meu primeiro erro foi ter tentado criar uma ótima parte gráfica antes de postar qualquer coisa. A consequência disso foi o fato de eu ter demorado um tremendo tempo para colocar qualquer conteúdo nos blogs quando a maioria (maioria?) dos alunos já estava atualizando seus blogs há tempo.

Rapaz!

Em primeiro lugar eu pretendia fazer somente uma página, com um design melhor do que o de todos os pseudo-blogs que eu já tive desde quando eu fiz meu primeiro (um amador, lá pelo ano 2000, coisa assim, bastante falho). Havia ficado aceitável, mas eu não estava no feeling de fazer algo "aceitável". Tinha que ser no mínimo algo ousado. Então eu tive essa idéia.

"Por onde começar?" eu me perguntei.
"A parte gráfica, cara." eu respondí.

E foi meio que uma tolice. Meu segundo erro foi repetir o primeiro. É por isso que estou postando só agora. Estou criando a melhor metodologia enquanto faço isso aqui, e descobrí que um dos ítens dela é algo que meus professores vêm repetindo para mim desde o primário:

"Conteúdo primeiro, visual depois".
(cá entre nós, esse é um bom conselho em relação à mulheres, também)

Claro que no primário as pessoas usavam outro código para expressar essa idéia. Era algo como "enfeite o caderno depois de copiar". Se pararmos para pensar nessa frase, vamos perceber o quão tedioso o primário é. Devem ter criado a aula de Artes para a criatividade da criançada não ir por água abaixo.

De qualquer forma, eu imaginei que deveria fazer algo realmente bom para compensar o atraso, mesmo insistindo na idéia problemática de começar com a aparência, antes mesmo de postar.

É assim que a gente chega na história dessa imagem:



Mas hein!?



Eu não sei se isso é um logo, marca, logomarca, blá blá blá. Só sei que gostei muito de fazê-lo. Eu gostaria de explicar melhor qual foi o processo de criação disso aí, mas aí damos de cara com o meu terceiro erro. Eu não salvei nem anotei o site que me motivou a seguir essa linha mais geométrica e minimalista para a coisa toda. Também não lembro dos nomes das marcas me inspiraram. Lembro-me que utilizavam letras sobrepostas, como o logo do Banco do Brasil (mas não foi a partir daí que eu comecei a pensar).

É, são letras. Não sei se dá para notar. São "d", "b", "p" e "q", em sentido horário. Inicialmente seriam só as três primeiras e o trabalho das letras seria com triângulos e não cubos - até eu perceber que talvez viesse a ser necessário explicar a coisa toda então resolví criar esse meta-blog.

Houve um pouco de migué.

"Que letra usar? M (metalinguagem) não funciona. A (aleatório) também não. E (extra), ídem. Só a letra Q é agradável, por causa de sua estética... Mas seu uso faria sentido?"

No fim das contas, acho que ficou legal.

Fiz, então, a imagem que redireciona o leitor (leitor?) do blog antigo para a página onde estão os 4 novos banners.

Esses aqui.

Para que ninguém diga antes de mim... Eu mesmo notei certos defeitos nisso aqui.
Mal dá para notar as letras nessas formas à esquerda por causa da tentativa de tornar deixa tudo estiloso. Percebê-las melhor tornaria tudo mais interessante. E eu não sei se posso utilizar as marcas do deviantART e do Blogger com essa liberdade. Eu deveria ter pesquisado.

C'est la Vie!


Posso tentar o migué.

"Ah, mas as letras são pouco perceptíveis nessas imagens de propósito, por que a idéia é ir dando informações ao internauta a medida que ele se aprofunda ao explorar as páginas, é por isso que, na primeira página a imagem é colocada sem nenhum texto, então, depois, acompanhadas de texto e uma legenda para melhorar a..."


Nada disso!

Depois de feitos os cabeçalhos (com uma mosca - mascote da turma de Design de Animação 10.2 no lugar da imagem do Blogger) e mantendo o peixe infame, tratei de procurar por templates simples em preto-e-branco. Escolhí o que me pareceu melhor e o apliquei.

Apesar de todos os contra-pontos, acredito que o resultado final tenha ficado bastante bom. Estou torcendo para que quem venha a ver acabe gostando também.

Agora você me pergunta: o que é aquele peixe de chapéu? Eu digo: "É um Salmão, oras!" Did you got the joke?


Ryan acha a expressão do peixe na ilustração impagável.









0 comentários:

Postar um comentário